sábado, 21 de agosto de 2010

SALA SÃO PAULO - Visita monitorada.

Sala São Paulo
Sede da Orquestra Sinfônica  do Estado de São Paulo

A antiga estação de trens da Estrada de Ferro Sorocabana abriga hoje o Complexo Cultural Júlio Prestes, sede da maior e mais moderna sala de concertos da América Latina: a Sala São Paulo.



Especialmente construída para receber as melhores orquestras sinfônicas do mundo, a Sala São Paulo tornou-se realidade após o trabalho de recuperação do monumental edifício da Estação Júlio Prestes, construído no estilo Luís XVI, marcado pela sobriedade dos ornamentos e detalhes.



Projetado em 1925 – período em que a cidade, estimulada pelo café e pela ferrovia, crescia em ritmo acelerado – o edifício somente seria concluído em 1938, quando a urbanização de São Paulo já se caracterizava pela presença de automóveis, inibindo a utilização de bondes e trens.





O projeto da Sala São Paulo possibilita a apresentação de qualquer tipo de concerto, pautada pela alteração do espaço da sala de concertos gerada pela flexibilidade do forro com painéis móveis. Além disso, os elementos de composição foram concebidos para a reflexão sonora multidirecional, atendendo a recomendações acústicas.




Em sua nova utilização, a Sala São Paulo não apenas recupera o antigo edifício, mas também garante sua preservação por meio de uma ocupação significativa, que certamente o eleva à posição de marco da cidade. A preocupação com o patrimônio cultural reflete a consciência de que não há desenvolvimento, nem progresso, sem o cuidado com o nosso passado. Pela memória são estabelecidos os laços que criam a identidade entre os indivíduos e o meio em que vivem. A recuperação do local é o resgate de uma importante parte do passado de nossa cidade, uma contribuição para a construção de um desenvolvimento mais justo e humano.



O trabalho de recuperação do edifício acompanhou a reestruturação da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, sediada atualmente no mesmo prédio da Sala São Paulo. A solução encontrada para as intervenções realizadas nesse prédio histórico, concebido de acordo com princípios específicos de um estilo e época, baseou-se na intenção de estabelecer um diálogo adequado com o espaço existente, valorizando os conceitos e as características de uma construção anterior, ajustando-a a uma utilização distinta da original, que veio atender a uma demanda da sociedade contemporânea, adequando-se à proposta de revitalização.


Considerada uma das mais belas salas do mundo, a Sala de Concertos São Paulo possui a melhor acústica da América Latina. Especialmente projetada para sediar apresentações sinfônicas e camerísticas, é também utilizada para premiações, solenidades e outros espetáculos musicais.


Informações técnicas
Capacidade Máxima: 1388
Disponibilidade Máxima: 1340
Sendo 15 cadeirantes e 48 cativos (Governo do Estado, Secretaria da Cultura e Fundação Osesp)

Piso Térreo
Platéia Central: 429 lugares
Platéia Elevada Central: 165 lugares
Platéia Elevada Lateral: 216 lugares

Mezanino
Balcão Mezanino: 179 lugares
Camarote Mezanino: 154 lugares

Piso Superior
Coro: 94 lugares
Balcão superior: 56 lugares
Camarote Superior: 80 lugares

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL – NEP


Visita Monitorada

Desde o ano 2000 a Sala São Paulo promove um projeto de educação patrimonial por meio de visitas aos espaços do Complexo Cultural Júlio Prestes, para os mais diversos públicos que freqüentam o Pólo Luz.

Durante as visitas, os monitores abordam a história de mais de 70 anos do edifício e sua importância como patrimônio histórico e marco da cidade; o processo de restauro e revitalização pelo qual o espaço passou no final da década de 90; e o projeto de construção da Sala São Paulo, sua acústica, estrutura e detalhes sobre o funcionamento da sala de concertos.


SALA SÃO PAULO

Onde está localizada e como chegar à Sala São Paulo: http://www.osesp.art.br/comoChegar/default.aspx