segunda-feira, 9 de agosto de 2010

SÃO PAULO - PARQUE DA ÁGUA BRANCA

O Parque da Água Branca, como é conhecido, foi criado em 2 de junho de 1929 pelo então secretário de Agricultura, Fernando Costa e até hoje é administrado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Mas seu processo de formação começou bem antes. Em meados de 1904, o então prefeito de São Paulo, Antônio da Silva Prado idealizou a Escola Prática de Pomologia e Horticultura para que as pessoas pudessem se dedicar à atividade agrícola de forma profissional, ajudando a elevar a qualidade dos produtos, difundindo o cultivo, aumentando a produção e barateando os preços. A escola funcionou até 1911.

Em 25 de abril de 1928, o então governador Júlio Prestes decidiu construir a sede da Diretoria de Indústria Animal, transferindo as antigas dependências do Posto Zootécnico de São Paulo e Recinto de Exposições de animais da Moóca para a Água Branca, daí a denominação inicial do Parque, que em 1950 foi oficialmente batizado de “Parque

Dr. Fernando Costa”, homenagem ao seu idealizador.

Na década de 70, as grandes exposições foram definitivamente transferidas para o Recinto de Exposições da Água Funda (atualmente Centro de Exposições Imigrantes). Em 1975, ocorreu a mudança do Instituto de Zootecnia (IZ), antigo Departamento de Produção Animal e hoje ligado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios da Secretaria (Apta), para a Fazenda Experimental de Nova Odessa.

Mesmo com tantas mudanças, a vocação original do Parque - a preocupação com o desenvolvimento das pesquisas agropecuárias e com o lazer - manteve-se por meio dos trabalhos desenvolvidos pelas entidades e órgãos nele instalados. Novas demandas sociais trouxeram outras atividades, como programas com a terceira idade e portadores de deficiências, educação para uso sustentável dos recursos naturais, dentre outros. Em 1996, o Parque foi tombado como bem cultural, histórico, arquitetônico, turístico, tecnológico e paisagístico pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado (Condephaat).

A área atual é de quase 137 mil metros quadrados, pouco mais de 79 mil de área verde, 27 mil edificada e 30 mil de área pavimentada (ruas, alamedas e pátios). Os prédios em estilo normando, projetados por Mário Whately, e os vitrais do portal de entrada, em estilo art déco, desenhados por Antonio Gomide e datados de 1935, são atrativos à parte. Não se trata de uma reserva de mata nativa, mas um parque totalmente implantado, desde a construção até a vegetação. O número aproximado de espécies arbóreas adultas é de três mil. Há ainda diversas espécies utilizadas para fins paisagísticos e de alimentação para animais. Hoje, o Parque recebe um público composto não apenas por moradores do entorno, como também de diversas regiões, que ali praticam atividades físicas, participam de cursos e se deliciam com a paisagem e o caráter rural que inspira a área.











 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

(fotos: Ana Maruggi) 

Localização: Av Francisco Matarazzo, 455

Bairro Água Branca, Sao Paulo - SP
Telefone +55 (11) 38654130

SÃO PAULO - Theatro São Pedro

A INAUGURAÇÃO DO THEATRO SÃO PEDRO EM SÃO PAULO

 
A São Paulo das três primeiras décadas do Século XX estava em plena transformação, conduzida pela pujante economia cafeeira e pela industrialização. Novos comportamentos, diferentes hábitos, outras influências culturais e políticas geravam os componentes que fariam da capital paulista uma referência social para o País e seu grande centro econômico. A cena cultural de São Paulo tornava-se mais rica, apesar de o Brasil sofrer as conseqüências da guerra na qual a Europa estava mergulhada e ainda que a própria cidade vivesse um período tumultuado em função das freqüentes greves de trabalhadores, então em fase de organização.

Foi com esse pano de fundo que, no início de 1917, os jornais paulistanos anunciaram a abertura de uma nova casa de espetáculos na cidade, na confluência das ruas Albuquerque Lins e Barra Funda, no então emergente bairro da Barra Funda: o Theatro São Pedro. O edifício, de estilo neoclássico, era luxuoso e confortável. Oferecia 28 amplas frisas, 28 camarotes, platéia com 800 lugares e uma espaçosa geral que comportava mil pessoas, além de quatro filas de balcões, vizinhos aos camarotes, com 100 cadeiras. Um local digno da grande metrópole que surgia.

Leia mais: http://www.apaacultural.org.br/saopedro/historia.php

Vista da platéia

Localização: Rua Barra Funda, 171

Barra Funda - SP
Tel: 3667-0499
Obs: 668 lugares