Petrobras faz homenagem à miscigenação de São Paulo
Era uma vez um indio...
450 anos de oportunidades e miscigenação
Aniversário de São Paulo relembra as origens da cidade formada por imigrantes estrangeiros e brasileiros vindos de outros estados. A maior instituição pública de ensino superior do país, a USP, comemora 70 anos também no dia 25
Publicado em 23/01/2004
Comumente banida das listas de cidades mais bonitas do Brasil, a maior metrópole do país e da América do Sul tem outros atributos. Reconhecida em se tratando de oportunidades de trabalho, cultura e gastronomia, São Paulo deve todas as suas qualidades à miscigenação de povos responsável por sua origem. Italianos, árabes, judeus, japoneses, espanhóis, portugueses e brasileiros de outros estados são os formadores da riqueza da capital paulista nestes diversos setores.
Foram também estrangeiros - intelectuais - que contribuíram na formação e identidade da maior instituição pública de ensino superior do país, a USP (Universidade de São Paulo) que, não por acaso, completa 70 anos no mesmo dia em que São Paulo comemora os seus 450. O reitor Adolpho Melfi conta em entrevista exclusiva sobre o novo campus na zona leste da cidade, considerado por ele um presente para a USP e para a população paulistana.
O Universia Brasil conversou com estudiosos e pesquisadores que ajudaram a traçar a história da cidade, suas lendas e principais monumentos. Clique nos links ao lado do mapa para ler artigos, ver imagens da antiga terra da garoa e conferir fotos feitas por adolescentes dos bairros periféricos em homenagem ao aniversário de São Paulo.
SÃO PAULO A TERRA DE TODOS
Nenhum comentário:
Postar um comentário